quinta-feira, 4 de junho de 2020

#VidasNegrasImportam: lojas para comprar e apoiar



Na terça-feira (02), perfis de Instagram do mundo inteiro levantaram as hashtags "#blacklivesmatter" e "#blackouttuesday". Ao postarem apenas uma imagem em tom de preto objetivo era chamar a atenção para a luta anti-racista, sobretudo com a morte de George Floyd, homem negro morto por asfixia pelas mãos de um policial branco em Minneapolis (EUA), mesmo avisando que não conseguia respirar. George foi acusado de usar notas falsas para ir comprar cigarro num supermercado. Na história recente do Brasil, aconteceram crimes igualmente bárbaros, como a morte de João Pedro, um menino que foi alvejado em casa durante a pandemia.

Como mulher negra, acredito que mais do que aderir a uma campanha de rede social, é preciso dar voz e vez aos nossos. Nasci em um bairro periférico de Salvador, e se havia uma coisa que minha mãe temia, era a abordagem da polícia, principalmente com meu irmão mais novo. Ela sempre chorou quando via um jovem negro apanhando dos "omi". Quanto a mim, fui rechaçada por uma ex-sogra pela minha cor de pele (e isso porque não sou retinta - quem é, sabe que a coisa fica ainda mais feia), tive oportunidades de emprego negadas e sempre fui seguida por seguranças durante minhas compras no shopping.

Inspirada numa campanha de "lojas de gente negra" que vi no Instagram, pensei: por que não fazer uma coisa brazuca? Então, cá está minha pequena lista de gente negra que eu admiro e faz um trampo daora. Todas as fotos foram pegas nos respectivos perfis das lojas, então os créditos pertencem a cada uma das pessoas citadas aqui.

1 - Usagi Box, por Thai Ramos | Essa menina mora na Ilha de Vera Cruz, pertinho daqui de Salvador. Produz bijuterias e acessórios em geral feitos em porcelana fria. O trabalho dela é muito cuidadoso e delicado, totalmente personalizado. Faz frete por carta registrada até sete itens. Fortaleça o trabalho dela aqui.

Brincos feitos pela Thai

2 - Cutiepie Store, por Ediana Parnow | Do outro lado do país, em Porto Alegre (RS), a cosplayer e modelo plus size produz camisetas personalizadas, onesies (uma espécie de body mais fechado), e roupas do universo kawaii em geral. Fortaleça o trabalho dela aqui.

Conjunto de cropped e saia feito por Ediana

3 - Bahia Harajuku Mode, por Alane Dias | Também daqui da Bahia, a moça amante de gatos vive do seu trabalho como cosmaker. Também estiliza perucas e importa roupas e acessórios da Moda Lolita. Planeja se aventurar fazendo as próprias peças. Fortaleça o trabalho dela aqui.

Peruca estilizada inspirada em Melanie Martinez por Alane


4 - Studio 7 - Arte e Design, por Ana Carolina Santos | Nori, como Ana se identifica, trabalha na área da arquitetura e design. Oferece mídia kits variados para blogueiras, conteúdo de marketing digital e produtos importados por encomenda. Fortaleça o trabalho dela aqui.

Arte feita pela designer Nori. A propósito, cuidem-se!


Como eu ainda estou fazendo um levantamento das lojas alternativas para o meu TCC, a lista é pequenininha assim mesmo. Mas, com o passar do tempo, com certeza posso (e desejo) aumentá-la. Conhece o trabalho de alguma pessoa negra e quer enaltecê-lo? Conta pra mim!




Nenhum comentário:

Postar um comentário