sábado, 6 de junho de 2020

Black People Problems: Love Nikki

No último post sobre a plataforma Bentewee, eu havia mencionado que meu jogo favorito atualmente é o Love Nikki Dress-Up Queen, um misto de RPG e Dress-Up lançado em 2017 e gerido pela Elex/Paper Games. Com a quarentena, passo ainda mais tempo nesse jogo e confesso que já gastei dinheiro real em recarga de diamantes ou compra de roupinhas que realmente gostei. Nesse momento, consigo entender bem a sensação de quem joga o tal do Lolzinho. 

Relembrando | A história está centrada em Nikki, uma jovem de 18 anos - hoje, ela tem 21 - que quer ser designer de moda e começa a viajar por um país chamado Miraland, na companhia de um gato falante chamado Momo. Eles atravessam sete nações diferentes: Apple, Pigeon, Wasteland, North, Lilith, Ruin e Cloud. Nessa tour, eles conhecem diversos amigos, como o primeiro-ministro Nidhogg e sua secretária Yvette, a atriz Sophia, a modelo Mela, o elfo Chloris, dentre outros personagens. Todos se enfrentam em... desafios de estilo. 

As roupas, acessórios e maquiagens podem ser adquiridas de diversas maneiras: nas lojas do jogo, por recomposição de itens e eventos promovidos pela Elex. Pronto, é isso. "Mas por que só isso, Bells?" Porque o foco do post de hoje não é esse. Ainda no clima do #VidasNegrasImportam, vamos ao ponto polêmico que citei lá atrás: as desventuras de quem quer fazer uma boneca negra!


1 - Baixa quantidade de maquiagens negras em relação às brancas: De acordo com o site Nikki Info, há cerca de 300 faces para colocar na personagem. Delas, apenas 29 (a idade de quem lhes escreve) poderiam ser consideradas negras. Ou seja, 10% do jogo inteiro! E a maioria precisa de diamantes para ser obtida ou pertence a eventos de recarga. Triste, não?

Maquiagens que tenho com pele negra. Só cinco.

Quanto à maquiagem corporal, a situação fica ainda mais delicada: ainda que as opções não-brancas apareçam em maior quantidade (5 de 10), é difícil combinar rosto e corpo, porque alguns só ficam sem diferença de cor quando estão num único traje (de evento...)


2 - Deu ruim nas poses: A galera costuma surtar com os eventos produzidos pela Elex porque muitos dos trajes trazem poses diferentes e incríveis (principalmente quando são sereias, fadas, demônios, etc). O "pobrema" é que até hoje só vi uns cinco ou dez trajes com poses para peles negras. O que acaba acontecendo quando alguém precisa usar o Nikki Info, ou simplesmente quer usar uma boneca negra? Bizarrices. Logo abaixo tem um ótimo exemplo. O que custa oferecer a quem joga opções de escolher com qual pele quer começar, se a Nikki que enfrenta os personagens é customizada e não a "oficial"?

Pose com o leque do primeiro set da associação

3 - Poucas opções de cabelos: só cinco não são lisos. Tudo bem que a pessoa negra pode fazer o que quiser com o cabelo dela, o que inclui alisar. Mas, cabelo crespo é ancestralidade, é história, é poder. Para um jogo de alcance global - e portanto com uma diversidade de jogadores imensa - isso sem dúvida é uma coisa que precisa melhorar.

Opções de cabelo não-liso + pernas com tom diferente do corpo

Os dois últimos itens são reflexões pessoais, o que quer dizer que não estou malhando a Elex. Mas, são coisas bem pertinentes pra mim.

4 - Ancestral ou exótico?: A Elex escolheu colocar em todos os cabelos afro a categoria "Tradicional". Isso acaba me fazendo pensar um pouco. No Carnaval, é inadmissível alguém sair com a cara pintada de preto e uma peruca black power, pois isto é fazer black face e se torna ofensivo para os meus, por realçar um estereótipo pitoresco. Por que eu tô falando de Carnaval? Porque no Love Nikki essa categoria é representada por trajes indígenas (tanto os nativos estadunidenses quanto os brasileiros), indianos e árabes. Eu mudaria a categoria, se fosse a desenvolvedora. Não sei, de verdade.


5 - O flop vem: Eis aqui uma colocação que pode gerar algum desconforto, e posso estar equivocada. O LN tem dois concursos de estilismo: um que dura dias úteis (terça a sexta) e o do final de semana. Eu jogo desde 2018, nunca deixei de participar de nenhum (mesmo não indo bem, às vezes) e nunca vi uma Nikki negra vencendo o concurso. Não venham dizer que o critério é "criatividade", porque é comum o pessoal pegar sets prontos e conseguir as primeiras colocações, que dão recompensas mais altas. Isso favorece as "baleias" (nome usado pra quem gasta horrores com o jogo e consegue fechar todos os eventos).

Por enquanto é só, crianças. Até a próxima!
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário