quarta-feira, 13 de abril de 2022

Desintoxicando o excesso de consumismo Kawaii

 

Esta blusinha de chiffon está à venda...

Hoje foi meu último dia de trabalho da semana no jornal e eu aproveitei para começar a desatulhar minhas coisas - principalmente acessórios.

Embora muito disso seja por causa das contas que não param de chegar (olá, vida adulta! 31 daqui a três semanas!), eu comecei a me sentir profundamente incomodada com meu feed do Instagram. 

No post passado, falei sobre como tudo parece girar em torno de visuais inatingíveis. O pior, neste caso, é toda a cultura de consumismo excessivo que parece envolver a cultura Kawaii.

O perfil (aqui, considero feed + stories) de uma galera é EXCLUSIVAMENTE mostrando o que comprou ou recebeu.

Quando não é isso, é compartilhando conteúdos que obviamente são fora da realidade de pelo menos 80% de quem gosta de estilos fora do comum. Eu trabalho, mas me incluo nesse contingente.

Quero deixar destacado aqui que não se trata de inveja. Felizmente pago pelas minhas roupas. Só que isso tem me deixado doente a ponto de não querer mais divulgar meus visuais nas redes sociais.

A quem serve, afinal, esse incentivo a querer uma coisa diferente o tempo todo?

Na minha opinião, a ninguém. Vamos ser francos: para manter a tal da "aesthetic", custa caro. Mesmo pra mim, que majoritariamente consumo de lojas de departamento porque é o que dá pra mim. 

E nem sempre posso comprar o que eu quero.

Esse consumo desenfreado traz uma noção ilusória de que pra fazer parte de uma cultura que se gosta, é preciso investir a todo tempo, a ponto de arriscar a própria integridade (financeira, ou até física).

Vou fazer um desabafo pessoal: eu estava prestes a morar com uma pessoa que queria pagar R$ 2,8 mil num vestido. Eu, em um mês de trabalho, com uma folga semanal, não ganho nem perto disso. 

Ela achava que, se não tivesse roupas caras, seria uma 'ninguém' na Moda Lolita. Ou seja: essa pressão por consumo infinita só afasta as pessoas do universo alternativo/Kawaii. 

Muita gente fala "Ai, as pessoas tão deixando o estilo". Talvez não seja por falta de gosto.

Mas porque a sanha por aparentar um estilo de vida muitas vezes irreal acaba fazendo as pessoas pensarem que 'não é pra elas'.

xoxo,

B

Um comentário:

  1. oioi Alien, eu acabei de descobrir que você tem esse blog, teria como você adicionar o botão de seguidores? assim consigo acompanhar melhor seu trabalho (pq nem sempre recebo as notificações no instagram).

    Adorei o designer e as postagens, compartilhei algumas ja!

    ResponderExcluir