Em tempos de isolamento social e quarentena, muitos de nós procuramos alternativas para distrair a mente em meio a uma torrente de notícias sobre o novo coronavírus (a maioria más, infelizmente). Como futura jornalista, tem sido um período bastante estressante, então tenho aderido a novos hábitos e até mesmo ressuscitado alguns já esquecidos.
Falando nisso, alguém lembra do site Poupée Girl?
A comunidade foi lançada em 2007 no bairro de Shibuya (Japão) - notório por abrigar a vida noturna alternativa do país - e inicialmente foi administrada pela CyberAgent. Dois anos depois, o Ameba Blogs passou a gerir as operações do Poupée. A maioria esmagadora de usuários era composta por mulheres (98%) e 35% do público residia fora do Japão.
Como funcionava?
O grande atrativo do site era o dress-up: você tinha uma boneca, muito similar às pullips (bonecas japonesas com uma cabeça proporcionalmente maior do que o corpo), e podia vesti-la do jeito que quisesse. Também era possível personalizar a aparência, mudando o tom da pele, cabelos, olhos... Ou seja: era possível fazer bonecas negras e usando black!
No Love Nikki, outro jogo que amo e qualquer dia devo falar a respeito aqui, precisamos encher o saco da Elex (detentora da plataforma) para lançar maquiagens e peles não-brancas com frequência. E isso porque é um jogo mais recente, de 2017...
Minha boneca no jogo, Alice
Mudando a pele pra uma que me representasse melhor
As roupas podiam ser adquiridas por duas formas de "dinheiro": ribbons, que eram conseguidos logando no jogo (havia prêmio especial pra quem entrasse todo dia), vestindo a pullip, comentando nos visuais das amigas; e jewels, que demandavam dinheiro de verdade. Um grande destaque era a variedade de estilos e coleções lançadas por mês. Houve algumas coleções em colaboração com celebridades, como a Chiaki Kuriyama e a Aya Hirayama. Até o filme Encantada ganhou seus próprios itens! Tenho a sombrinha da Giselle até hoje.
Havia também o leilão, onde entravam peças de jewels, frequentemente raras. Era uma corrida danada, especialmente quando tinha parasol lolita na lista.
Por que o jogo era tão atrativo?
Outfit lolita que tentei montar no jogo
No Poupée Girl, além do dress-up, havia uma seção "Closet", onde podíamos colocar nossas roupas do mundo real para compartilhar com os outros participantes do site. Isso fortalecia muito as relações e a busca por referências. Participar da comunidade aguçou muito meu interesse pela moda de rua japonesa, grande influenciadora do jogo.
Ver as roupas na boneca me ajudava a exercitar meu senso de estética, vendo o que funcionava ou não em mim. Pude conhecer outros estilos, e enquanto eu não podia comprar nada lolita, era uma forma de curtir a moda. Me ajudou muito no começo, porque me fez evitar alguns erros de outfit que eu não saberia se não tivesse como testar.
Brands lolita também lançaram coleções para o jogo.
Este é o Candy Treat Colorful Ribbon, da Angelic Pretty, lançado em 2011.
O fim
A partir de setembro de 2014, o site passou a não atualizar tanto as coleções de roupas; quem começou a jogar mais cedo notou que o Ameba já estava desinteressado da sorte do Poupée. Então, pegando todo mundo de surpresa, o site anunciou que as atividades seriam encerradas no dia 31 de março de 2015. Na época, eles alegaram que já não tinha tantos usuários na plataforma, inviabilizando a manutenção do site.
Comprar jewels era difícil para quem residia fora do Japão, por conta das quase inexistentes formas de pagamento. Se o sistema fosse outro, talvez houvesse uma chance de sobrevida para o Poupée. Nisso, o Love Nikki se sobressaiu: a Elex notou o potencial da comunidade brasileira e agora até propaganda da página criada só pra gente fazem. Talvez, se houvesse uma forma diferente de fazer login ou uma integração com a conta do Google, a história teria sido outra.
Um novo fôlego
Meses depois do fim oficial, foi anunciado um fansite para quem ficou "órfão" do Poupée Girl: a plataforma Bentewee, que preservou a função de dress-up do jogo. Os ribbons se tornaram moeda única, de modo que é possível comprar os itens de jewels sem gastar dinheiro de verdade. Há também um fórum para fãs, que fazem concursos de moda entre si e interagem. Eu consegui importar minha boneca original porque recebi um convite do site logo que o fim oficial foi anunciado, mas hoje já não é mais possível. :\
Minha pupe atualmente. O nome de guerra dela agora é FancyBarbz.
As coleções licenciadas continuam, com novidades periódicas. Atualmente, temos Hello Kitty e Little Twin Stars, da Sanrio.
Coleção Kiki e Lala
Coleção Hello Kitty
O único senão é que novas contas precisam de um convite de alguém que já jogue. Recomendo fortemente que se procure o fórum de fãs do jogo para ver a disponibilidade.
Até a próxima, crianças!